“Temos um time de educadores incríveis e disposto a fazer o melhor pela educação no município.”
Intenso!
Assim foi o ano de 2020!
Com a declaração de que estávamos vivenciando uma pandemia e com a paralisação das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação se organizou rapidamente na criação de estratégias de aprendizagem remota. Um plano de trabalho foi elaborado e era constantemente revisitado, para atender às necessidades que iam surgindo.
O lançamento do Plano Educacional e do Portal Educação da Rede Municipal de Varginha aconteceu no dia 12 de maio, via Youtube, para todos os profissionais da educação, famílias e sociedade em geral.
O Plano Educacional para minimizar os impactos da COVID19 na educação municipal nasce após um período de diagnósticos, levantamentos de dados e planejamento detalhado, buscando maximizar os recursos tecnológicos, físicos e humanos que a rede possuía no momento.
Acesse a apresentação do Plano AQUI.
O Webinar de lançamento está disponível em: https://bit.ly/webinarseduc
impactos na Educação municipal
Dados qualitativos e quantitativos demonstram os impactos na Educação Municipal de Varginha
É indiscutível o crescimento e a evolução das competências digitais docentes, o que se destaca nas avaliações realizadas ao término dos cursos ofertados, nas quais os educadores demonstraram, em sua maioria, satisfação pelas aprendizagens e principalmente pela segurança e autonomia alcançadas neste processo. Destaca-se também a qualidade dos recursos educacionais digitais criados por eles. Elencamos a seguir alguns resultados obtidos.
Impactos quanto à temática qualitativa:
Autonomia e segurança dos educadores quanto ao uso de tecnologias pedagogicamente.
Ampliação no repertório de ferramentas digitais para criar e dinamizar as aulas remotas.
Criação de uma rede professores mediadores, na qual um auxilia o outro nas suas demandas e comunidades em redes sociais de colaboração e compartilhamento de cursos, práticas e ideias.
Criação de sequências didáticas autorais, levando os educadores a se tornarem protagonistas na ação educativa.
Crescimento considerável quanto ao gosto e entusiasmo pelo uso de tecnologias digitais na prática pedagógica.
Aumento na autoestima dos educadores que se dispuseram a se tornar produtores de conteúdos digitais.
Criação de videoaulas, sequências didáticas on-line e outras mídias digitais contextualizadas e em consonância com as habilidades da BNCC.
Incorporação de estratégias ativas nas aulas on-line.
Utilização intensa das ferramentas digitais pela gestão escolar, produzindo processos mais eficientes, ágeis e eficazes.
Evolução das habilidades tecnológicas com efetivo aumento no grau de fluência digital.
Maior percepção docente quanto à necessidade de mudança nas metodologias educacionais, principalmente na efetivação do uso de tecnologias digitais.
Desenvolvimento de habilidades digitais dos estudantes.
Impactos quanto à temática quantitativa:
100% dos profissionais do magistério capacitados para a utilização das ferramentas do G Suíte for Education.
893 profissionais participaram dos cursos on-line ofertados.
80 (oitenta) horas de formação on-line.
4 cursos ofertados, com certificações para os profissionais.
1 Webinar.
7 encontros/oficinas on-line para orientar o uso de ferramentas específicas (Meet e elaboração de sequências didáticas no Google Apresentações).
Mais de 300 salas de aulas criadas no Google Classroom.
Mais de 300 profissionais do magistério utilizaram chromebooks disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação.
Aproximadamente 250 atendimentos individuais aos educadores que requisitaram.
1281 atividades publicadas no Portal totalizando 309 sequências didáticas (Educação Infantil ao 5º ano).
362 vídeo aulas no Canal Youtube e TV Princesa.
Vários tutoriais em vídeo e em texto orientando a utilização das ferramentas digitais.
153 dias letivos ininterruptos de atividades letivas.
Sobre as capacitações ofertadas
Apresentamos dados em relação às formações ofertadas. Evidenciamos as muitas manifestações espontâneas que chegaram sob forma de agradecimentos, demonstrando a satisfação pelas aprendizagens. Entendemos que ainda há muito a avançar e que este é um trabalho que não pode parar, porque o mundo continua em constante transformação.
Fonte: Avaliações das formações 2020 | Rede Municipal de Varginha MG
40% dos profissionais responderam as avaliações
Acesse e e-Book com mais informações AQUI
vamos Ouvir quem passou pela transformação
Essa história vai te emocionar!
Prepare o seu coração...
Joaquim, aluno do Pré I, da Professora Fátima ficou intrigado ao vê-la em um vídeo do Youtube, gravado para a realização das aulas remotas.
Ouça o depoimento completo da Professora Fátima AQUI.
A professora Fátima Elói emocionada ao ver o vídeo que Natália Ferreira, mãe de Joaquim a enviou, entrou em contato com ela e conversou com seu aluno.
AQUI, você acessa a sequência didática, com a atividade de Nº 30, criada pelas professoras do CEMEI Luiz de Melo Viana Sobrinho, onde a professora Fátima aparece no vídeo.
Quer ver todas as sequências didáticas do Pré I? Acesse AQUI!
Conhecendo outras histórias emocionantes!
Ouça o depoimento de Fabiana AQUI.
A Professora Fabiana, de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, estava apreensiva, pois temia não conseguir desenvolver as habilidades necessárias para o trabalho pedagógico com uso de tecnologias. Mas com a formação e seu total empenho, um belo dia ela nos confessou: "Consegui conectar os pontos e agora estou me sentindo segura ao usar as ferramentas do G Suíte! Como estou feliz em aprender! Até estou conseguindo ajudar os meus colegas!"
Que transformação!
Luciane, professora de Matemática, do Ensino Fundamental II percebeu logo, que suas aulas remotas, utilizando as ferramentas do G Suíte seriam muito atrativas para os alunos. Mergulhou de cabeça na formação e se apaixonou pelas mil e uma possibilidades que ela poderia promover com o uso delas.
Ouça o depoimento de Luciane AQUI.
Ouça o depoimento de Cristiane AQUI.
Cristiane, professora de Geografia, do Ensino Fundamental II, descobriu o quanto é prazeroso desenvolver atividades usando as ferramentas do G Suíte for Education. E se sentiu empoderada com as experiências que podia proporcionar aos seus alunos por meio delas.
Juliana, supervisora pedagógica do Ensino Fundamental II, acompanhou a evolução dos professores quanto ao uso das ferramentas do G Suíte e apostou que as aprendizagens docentes consolidadas com a formação seriam, sem dúvida, muito úteis para uma uma prática pedagógica transformadora.
Ouça o depoimento de Juliana AQUI.
Ouça o depoimento de Brenda AQUI.
Brenda, aluna do 9º ano soube aproveitar tudo que as ferramentas do G Suíte podia lhe oferecer e desenvolveu habilidades digitais que lhes serão muito úteis, agora, enquanto estuda e no futuro, quando já estiver no mercado de trabalho.
A utilização das ferramentas do G Suíte for Education por alunos e professores da Rede Municipal de Ensino foi fundamental para dar continuidade na proposta com as atividades pedagógicas não presenciais.
2020 | Secretaria Municipal de Educação | Varginha MG
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Tecnologia Educacional