“Temos um time de educadores incríveis e disposto a fazer o melhor pela educação no município.” 

Intenso! 

Assim foi o ano de 2020!

Com a declaração de que estávamos vivenciando uma pandemia e com a paralisação das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação se organizou rapidamente na criação de estratégias de aprendizagem remota. Um plano de trabalho foi elaborado e era constantemente revisitado, para atender às necessidades que iam surgindo.

O lançamento do Plano Educacional e do Portal Educação da Rede Municipal de Varginha aconteceu no dia 12 de maio, via Youtube, para todos os profissionais da educação, famílias e sociedade em geral.  

O Plano Educacional para minimizar os impactos da COVID19 na educação municipal nasce após um período de diagnósticos, levantamentos de dados e planejamento detalhado, buscando maximizar os recursos tecnológicos, físicos e humanos que a rede possuía no momento. 

Acesse a apresentação do Plano AQUI.

O Webinar de lançamento está disponível em: https://bit.ly/webinarseduc




impactos na Educação municipal

Dados qualitativos e quantitativos demonstram os impactos na Educação Municipal de Varginha

É indiscutível o crescimento e a evolução das competências digitais docentes, o que se destaca nas avaliações realizadas ao término dos cursos ofertados, nas quais os educadores demonstraram, em sua maioria, satisfação pelas aprendizagens e principalmente pela segurança e autonomia alcançadas neste processo. Destaca-se também a qualidade dos recursos educacionais digitais criados por eles. Elencamos a seguir alguns resultados obtidos.

Impactos quanto à temática qualitativa:

Impactos quanto à temática quantitativa:

Sobre as capacitações ofertadas

Apresentamos dados em relação às formações ofertadas. Evidenciamos as muitas manifestações espontâneas que chegaram sob forma de agradecimentos, demonstrando a satisfação pelas aprendizagens. Entendemos que ainda há muito a avançar e que este é um trabalho que não pode parar, porque o mundo continua em constante transformação. 

Fonte: Avaliações das formações 2020 | Rede Municipal de Varginha MG

40% dos profissionais responderam as avaliações

Acesse e e-Book com  mais informações AQUI

vamos Ouvir quem passou pela transformação

Essa história vai te emocionar!

Prepare o seu coração...

Joaquim, aluno do Pré I, da Professora Fátima ficou intrigado ao vê-la em um vídeo do Youtube, gravado para a realização das aulas remotas. 

Ouça o depoimento completo da Professora Fátima AQUI.


A professora Fátima Elói emocionada ao ver o vídeo que  Natália Ferreira, mãe de Joaquim a enviou, entrou em contato com ela e conversou com seu aluno.

AQUI, você acessa a sequência didática, com a atividade de Nº 30, criada pelas professoras do CEMEI Luiz de Melo Viana Sobrinho, onde a professora Fátima aparece no vídeo.

Quer ver todas as sequências didáticas do Pré I? Acesse AQUI!

"Ela me olhou!"

"Eu quero conversar com ela!"

Conheça a Plataforma do Estudante!

Conhecendo outras histórias emocionantes!

Ouça o depoimento de Fabiana AQUI.


A Professora Fabiana, de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, estava apreensiva, pois temia não conseguir desenvolver as habilidades necessárias para o trabalho pedagógico com uso de tecnologias. Mas com a formação e seu total empenho, um belo dia ela nos confessou: "Consegui conectar os pontos e agora estou me sentindo segura ao usar as ferramentas do G Suíte! Como estou feliz em aprender! Até estou conseguindo ajudar os meus colegas!" 

Que transformação!



Luciane, professora de Matemática, do Ensino Fundamental II percebeu logo, que suas aulas remotas, utilizando as ferramentas do G Suíte seriam muito atrativas para os alunos. Mergulhou de cabeça na formação e se apaixonou pelas mil e uma possibilidades que ela poderia promover com o uso delas.

Ouça o depoimento de Luciane AQUI.

Ouça o depoimento de Cristiane AQUI.



Cristiane, professora de Geografia, do Ensino Fundamental II, descobriu o quanto é prazeroso desenvolver atividades usando as ferramentas do G Suíte for Education. E se sentiu empoderada com as experiências que podia proporcionar aos seus alunos por meio delas.



Juliana, supervisora pedagógica do Ensino Fundamental II, acompanhou a evolução dos professores quanto ao uso das ferramentas do G Suíte e apostou que as aprendizagens docentes consolidadas com a formação seriam, sem dúvida, muito úteis para uma uma prática pedagógica transformadora.

Ouça o depoimento de Juliana AQUI.

Ouça o depoimento de Brenda AQUI.



Brenda, aluna do 9º ano soube aproveitar tudo que as ferramentas do G Suíte podia lhe oferecer e desenvolveu habilidades digitais que lhes serão muito úteis, agora, enquanto estuda e no futuro, quando já estiver no mercado de trabalho.







A utilização das ferramentas do G Suíte for Education por alunos e professores da Rede Municipal de Ensino foi fundamental para dar continuidade na proposta com as atividades pedagógicas não presenciais.  

Saiba mais sobre estes impactos AQUI.

2020 | Secretaria Municipal de Educação | Varginha MG

Coordenação Pedagógica

Coordenação de Tecnologia Educacional